Receitas
Pão de Mafra
Home > Receitas > Pão de Mafra
De sabor ligeiramente adocicado, alvéolos bem desenvolvidos e casca crocante.
O Pão de Mafra, é um pão de origem controlada, fabricado como o seu nome indica, na região de Mafra, Lisboa.
De sabor ligeiramente adocicado, alvéolos bem desenvolvidos, casca crocante, com hidratação superior a 80%, para ser considerado Pão de Mafra. Este pão ainda precisa de outros critérios como ser feito somente com farinha moída em moinhos de pedra da zona de Mafra, além de centeio, sal e fermento. Precisa também ser cozido em forno a lenha, e ainda ser produzido dentro dos limites do conselho de Mafra. A fabricação fora deste território, deve levar o nome de “Pão tipo Mafra”.
Este pão, de aspecto rústico, sempre se fez na zona saloia, nas aldeias, nas casas, sempre com muita reputação entre as gentes da terra. Entretanto, foi somente na segunda metade do século XX, com as greves dos padeiros em Lisboa, que este pão tornou-se conhecido na Capital, pois desde sempre, os habitantes dos arredores de Lisboa, abasteciam a Capital, com produtos da terra, e entre eles vinha o afamado Pão de Mafra.
receita
Ingredientes
- 16kg de farinha tipo T65
- 250g de sal
- 13L de água
- 500g de farinha de centeio
- 300g de fermento
Instruções
- Junte os ingredientes secos e adicione 70 % da água. A seguir vá juntando o restante da água aos poucos, em uma amassadeiras tradicional.
- Este pão leva em torno de 25 minutos para amassar; o fermento só entra na massa aos 18 minutos para não aquecer o pão.
- Finalizado o processo de amassadura, deixa a massa para em cima da bancada bem enfarinhada e deixe-a descansar por 1 hora.
- Cortar os pães com 750g, cada, enrola e faz um nó de gravata, achatando uma parte de uma das pontas e dobrando por cima do pão, de maneira a ficar como a foto.
- A seguir, com a ajuda da pá de padeiro, disponha-os sobre a pedra do forno.
- Cozinhe com banho, a uma temperatura de 300ºC, por 40 minutos, quando então abre as condutas e deixa secar por 10 minutos.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog